A explosão de revenue e downloads dos jogos mobile 2021 🕹🚀

That mobile games have been growing a lot lately is nothing new, but the recent State of Mobile Gaming 2021 made by Sensor Tower, shows that even during the pandemic that its growth was impressive, we can see the evolution of the revenue through each quarter. It spiked during the start of the COVID-19 pandemic and had the biggest year-to-year growth in Q2 of 2020 reaching a raise of 33%. The mobile gaming industry earned more than 20 billion dollars globally each quarter and this steady pace of revenue doesn’t seem to be slowing down in 2021 too, we can see that there was a 25% year-to-year growth in Q1 of 2021. Those numbers are astonishing.


Que os jogos móveis têm crescido muito ultimamente não é novidade, mas num reporte recente feito pela Sensor Tower, mostra que mesmo durante a pandemia o crescimento da indústria de jogos mobile foi impressionante, com uma evolução constante de revenue a cada trimestre. A indústria cresceu durante o início da pandemia da COVID-19 e teve a maior expansão ano a ano no segundo trimestre de 2020, atingindo um aumento de 33%. A indústria de jogos mobile ganhou mais de 20 bilhões de dólares a cada trimestre, esse ritmo constante de revenue não parece estar diminuindo em 2021, podemos ver que houve um crescimento de 25% ano a ano em relação com o primeiro trimestre de 2021. OS números são realmente impressionantes.


Os Estados Unidos continuam sendo o principal mercado de jogos mobile, tendo passado o Japão no segundo trimestre de 2019, alcançando US$ 6 bilhões em receita no primeiro trimestre de 2021. No segundo trimestre de 2020, a COVID-19 aumentou os gastos dos jogadores em 35% em relação ao trimestre anterior. Embora tenha havido uma pequena queda na receita em dois trimestres de 2020, o crescimento foi retomado no 1º trimestre de 2021.


Os maiores mercados depois dos EUA foram o Japão e a China, muito à frente de qualquer outro país. A receita do Japão aumentou 35% ano a ano, no primeiro trimestre de 2021, enquanto a da China também continuou a crescer, apesar de que o Google Play não esta disponível no país.



Nos últimos anos, países fora dessa lista de top 5 maiores mercados geradores de receita, também aumentaram progressivamente sua participação no mercado, o que significa que as editoras de jogos mudaram seu foco para regiões menos desenvolvidas e com maior potencial de crescimento. No primeiro trimestre de 2021, os downloads de jogos na Índia aumentaram em quase meio bilhão em relação ao trimestre anterior e países como Indonésia, México e Brasil também viram um aumento enorme, acima de 100 milhões.



Cada um desses cinco países que tiveram um aumento enorme de downloads, teve pelo menos 90% dessas instalações vindas do Google Play e ao menos os outros 10% vindas da App Store. Isto refletiu as tendências em cada uma dessas plataforms, já que as instalações da Google Play subiram 66% entre o primeiro trimestre de 2018 e o primeiro trimestre de 2021, enquanto que o crescimento de downloads da App Store se manteve estável durante este período.


O revenue da indústria de jogos mobile cresceu enormemente durante a pandemia. No primeiro trimestre de 2021, os gastos dos consumidores ultrapassaram US$ 22 bilhões, um recorde histórico e um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse valor total, mais de dois terços vêm de apenas três países: E.U.A., Japão e China. É improvável que qualquer outro país venha a competir com estes países em um curto período de tempo. Ainda assim, estamos vendo uma tendência de desenvolvedores de jogos tentando expandir em regiões com um crescimento rápido, como a Índia e o Brasil.


Os jogos mobile continuam a bater recordes de crescimento trimestre após trimestre, você acha que já atingiu um limite ou essa vertical de jogos mobile ainda tem muito espaço para crescer?


A Rocket Lab, buscar ser a empresa líder na América Latina em crescimento de apps, ajudando anunciantes e agências através de estratégias de publicidade em diferentes mídias digitais.


Entre em contato conosco para mais informações!