Como ter uma melhor retenção e engajamento com in-app messages?

Mensagens in-app são as notificações que os usuários recebem ao utilizar um aplicativo.


Pode ser popups, avisos de sim/não, interstitials, etc... Realmente qualquer coisa que chame a atenção do usuário para fornecer informações ou para convencer ele a performar uma ação.


As mensagens in-app devem ser diferenciadas das notificações push, que atingem o usuário normalmente quando o aplicativo está fechado e aparecem como uma notificação externa no celular do usuário.

A mensagem mostrada no aplicativo pode ser pode ser sobre qualquer coisa e em qualquer momento, mas os melhores casos para usar in-app messages são: on-boarding, upselling, recomendação de conteúdo e pesquisas.

As mensagens in app funcionam muito bem porque o usuário tem um público garantido. Além disso, qualquer pessoa que utilize o app pode receber as mensagens sem ter que aceitar permissões. Isto contrasta com as notificações push, que devem ser consentidas pelo usuário, e normalmente, perto de 30% das pessoas optam por não receber notificações push, o que não acontece com as mensagens in-app.

As in-app messages também podem dar diferentes informações em diferentes estágios do funil para o usuário, garantindo assim que ele receba as mensagens mais importantes e eficazes no momento certo, ajudando a melhorar a experiência no uso do aplicativo.

De acordo com a Localytics, o envio de mensagens no aplicativo, quando feito corretamente, pode levar a uma melhor retenção. Os aplicativos que têm uma estratégia adequada de mensagens em formato "in app" podem ter uma retenção até 3,5 vezes maior do que a de produtos que não utilizam este tipo de recurso.


Veja abaixo alguns exemplos de como aplicar as mensagens in-app da maneira correta:


Onboarding:

Você pode usá-lo como suporte para o onboarding do seu app, segmentando os usuários que ainda não experimentaram certas features importantes de seu aplicativo, colocando uma mensagens que os levam diretamente a essas features relevantes.


Upselling :

Você pode mostrar aos seus clientes diferentes tipos de mensagens enquanto eles estão realizando certas ações-chave, reafirmando sua proposta de valor e também seus produtos, convidando eles a repensar se eles devem continuar com a ação/produto atual ou atualizá-lo. A parte boa é que você pode realizar vários testes A/B em relação à mensagem e ao momento da venda até que você chegue ao ponto ideal que pode realmente aumentar sua receita.


Recomendação de conteúdo:

Às vezes você tem uma excelente recomendação de um produto para seus clientes, mas não consegue chamar a atenção da maneira correta, devido ao placement dessa recomendação, as características visuais dela ou apenas à escassez natural de atenção dos usuários. Ao utilizar as mensagens in-app para recomendar novos produtos ou recursos, você tem pelo menos alguns momentos de atenção garantida. Portanto, use corretamente e tente ter uma recomendação precisa para seu cliente. Tenha também em mente a frequência de recomendações, pois se você o fizer muitas vezes poderá causar um efeito contrário ao que você deseja gerar, você estará enviando spam ao usuário com recomendações indesejadas.


Pesquisas:

Você ficaria surpreso com a disposição das pessoas para responder às pesquisas, algumas delas realmente gostam de compartilhar as suas opiniões. Você pode usar as pesquisas in-app de diferentes maneiras, como uma pesquisa de intenção logo na primeira sessão do app, para saber mais sobre as expectativas dos usuários no processo de onboarding. Dependendo do nível de seu conhecimento e do sistema de mensagens in-app que você está usando, você pode até mesmo conectar as pesquisas diretamente a um CRM para melhorar o perfil dos seus usuários e ser capaz de segmentar melhor depois disso.

É normal ter tensão entre a equipe de growth marketing e a equipe de design ao criar as mensagens in-app, porque segundo alguns designers você está "mostrando um spam ao usuário", mas como vimos acima não é bem assim, mas você precisa ter certeza de que o que você está mostrando aos seus usuários tem valor. Se você fizer isso corretamente, você vai ver um grande aumento de conversões, engajamento e retenção.

E você? Como você está administrando sua estratégia in-app hoje em dia?


A Rocket Lab, buscar ser a empresa líder na América Latina em crescimento de apps, ajudando anunciantes e agências através de estratégias de publicidade em diferentes mídias digitais.

Entre em contato conosco para mais informações!