Fadiga de anúncios, o que é e como combatê-la?


Seus anúncios não estão tendo os mesmos resultados que costumavam ter?


Se este for o caso, você (e seu público-alvo) pode estar sofrendo de fadiga publicitária. Não se preocupe, nós temos algumas dicas para te ajudar a mudar isso e melhorar os resultados de seus anúncios.


Mas o que a fadiga de anúncios? Quando seu público vê seus anúncios muitas vezes, ele perde o interesse e baixa o engajamento. Isto é conhecido como cansaço/fadiga dos anúncios. À medida que sua frequência de anúncios aumenta, sua taxa de cliques (CTR) diminui, muitas vezes devido isso, sua campanha perde sua eficácia, e você não obtém um bom retorno sobre seu investimento (ROI).


Preparamos 5 dicas que você pode usar para evitar a fadiga e começar a alavancar os anúncios das suas campanhas.


Monitore seus criativos


O monitoramento dos resultados é o primeiro passo a ser dado para evitar a fadiga dos anúncios. Você precisa entender como seu público normalmente interage com eles. Se você mantiver um monitoramento, você vai notar rapidamente se o engajamento começar a cair por qualquer motivo. A frequência e o CTR são as duas métricas mais importantes a serem observadas.

Frequência: é o número médio de vezes que uma pessoa vê seu anúncio. Não há um número mágico para ter uma frequência perfeita, vai depender de muitos fatores, mas ninguém gosta de ver os mesmos anúncios 20 vezes, portanto, seja razoável.

CTR: É a taxa de cliques, o número de vezes que as pessoas clicam no seu anúncio dividido pelo número de impressões que ele teve.


Tenha vários anúncios e atualize-os sempre


Crie várias versões de seu anúncio para evitar o cansaço. Diferentes versões de seu anúncio vão permitir que sua campanha entregue o seu conteúdo de uma maneira diferente. Desta forma, o conteúdo de seu anúncio será sempre novo para seu público, já que ele será sempre apresentado com alguma novidade. Quando você tiver vários anúncios, não se esqueça de rotá-los. Após um tempo de rotação e coleta de dados suficientes, você pode tirar os que tiverem baixo desempenho e substituí-los por novos que tenham ad copies ou layout diferentes do anúncio antigo. Mantenha esta metodologia sempre ativa.


Tente com novas cores


Se você não pode ou não tem tempo para criar anúncios diferentes, você pode melhorar seus anúncios apenas mudando a cor de fundo. Este truque rápido não é eficaz como criar um anúncio diferente, mas evitará o cansaço do usuário também. Ele vai dar uma aparência nova e diferente ao seu anúncio. Normalmente, seus conjuntos de anúncios devem seguir o mesmo esquema de cor, mas se você não tiver recursos ou tempo, siga a estratégia de mudança de cor.


Modifique o visual


O aspecto visual é uma das partes mais cruciais de um anúncio, ele chamará a atenção dos usuários à primeira vista e aumentará o engajamento, também se utiliza bastante para combater o cansaço do anúncio. Portanto, se você estiver usando imagens em seus anúncios, considere mudar de vez em quando para criar um novo anúncio.

Se seu aplicativo vende produtos diferentes, tente usar isso como uma vantagem. Tente criar anúncios com objetos diferentes e após reunir uma quantidade relevante de dados você poderá ver no que seus novos clientes estão mais interessados. Esta estratégia também pode acompanhar a sazonalidade, como o Natal ou Black Friday, use a seu favor e mude o layout de seu anúncio para frisar o que seus clientes querem comprar.


Use diferentes Call to Actions (CTAs)


O CTA é outra parte importante do seu anúncio. É para onde o seu público irá clicar para dar o próximo passo. Às vezes, se seu anúncio estiver causando cansaço, uma simples mudança de CTA pode fazer toda a diferença.

Digamos que seu aplicativo venda comida, seu anúncio está mostrando um delicioso hambúrguer com um CTA que diz: "Download". Você poderia experimentar algo que se encaixasse melhor em sua proposta de produto e seu anúncio, como "Peça agora", isso poderia aumentar seu CTR já que é um CTA mais atraente e está em sincronia com a imagem. Não existem limites quando se trata de experimentar novos CTAs, é apenas uma questão de testar e ver qual deles pode ser mais eficaz.


Agora que você já conhece algumas estratégias para reduzir sua fadiga de anúncios, vá em frente e aplique essas mudanças em seus criativos e não se esqueça de monitorá-los para ver os resultados.


A Rocket Lab é uma das líderes em crescimento de apps da América Latina, nós criamos estratégias efetivas para anunciantes e agências em todos os meios digitais.


Entre em contato para mais informações!