Mobile Web vs Mobile App: Quem tem uma conversão melhor?

Todas as empresas são conscientes de que ter uma presença mobile é mais do que necessário para expandir os negócios e conseguir mais clientes. E com a pandemia, as empresas perceberam que precisavam criar essa presença ou melhorá-la o mais rápido possível, caso contrário, perdem espaço e mercado para os concorrentes. Só para se ter uma ideia da importância do mercado mobile, hoje mais de 52% de todo o tráfego da Internet no mundo vem de celulares e este número tende a crescer ainda mais nos próximos anos.


A maioria das empresas já percebeu essa tendência e se adaptou, certificando-se de que seus websites sejam amigáveis a todos celulares. Mas não basta tornar os sites mobile friendly. Mobile friendly é o mínimo a se fazer, o próximo passo que você precisa dar é otimizar seu app para melhorar sua marca, suas vendas e a experiência de usuário.


Uma pesquisa feita, mostra que apps convertem muito mais do que mobile web.

TABLA As razões para isso são várias. Vou listar algumas para que você possa entender porque os números são tão diferentes entre a conversão de aplicativos e as conversões mobile web.


Os apps são mais personalizados:


Com um aplicativo é mais fácil ter as informações sobre o comportamento do usuário em tempo real. Com essas informações, você pode dar sugestões e mostrar conteúdos diferentes, dependendo do que eles estão fazendo. Criar uma experiência mais personalizada é mais fácil para os apps, portanto, os usuários têm um maior engagement e muito provavelmente têm uma experiência melhor.


Melhor engajamento e comunicação:


Com um aplicativo, você tem a liberdade e a flexibilidade de se comunicar com os usuários a qualquer momento através de mensagens do aplicativo, como já mencionamos em outro post. As notificações de aplicativos têm um ótimo desempenho e são super eficazes se colocadas no momento certo.


Os aplicativos podem usar os recursos de seu celular:


Como os aplicativos são instalados diretamente em seu dispositivo, muitos deles podem melhorar a experiência do cliente e fazer uso do dispositivo, como câmera, gps, lista de contatos... Um exemplo que tem sido muito utilizado hoje em dia é, em vez de ter que preencher todos os formulários com as informações do cartão de crédito, alguns aplicativos já têm a opção de preencher automaticamente apenas com uma foto de seu cartão de crédito.


As pessoas gastam mais tempo usando aplicativos do que navegadores de internet:


As pessoas normalmente gostam de consumir conteúdo ou usar o serviço de uma empresa da maneira mais rápida e mais apropriada. Ao ter um aplicativo instalado em seu dispositivo, são necessários apenas alguns passos para que elas alcancem o que procuram. No caso de mobile web, os usuários precisam abrir um navegador, procurar por seu site, depois clicar nele para chegar à página inicial e só então começar a procurar o conteúdo ou serviço real que desejam.


Os apps tem uma melhor UX e UI:


Os sites para mobile web são normalmente desenvolvidos para ter funcionalidades básicas e serem utilizados a partir de diferentes tipos de dispositivos, então não podem explorar todas as funcionalidades possíveis para melhorar a experiência do usuário. Um aplicativo, usa, rastreia e melhora suas características e funcionalidades com muita freqüência para que toda a experiência de uso do aplicativo em si possa ser a melhor possível.


Os aplicativos são mais rápidos que os sites:


Os sites dependem de servidores web para armazenar todas as informações a serem mostradas, por isso pode demorar um pouco mais para que o conteúdo seja carregado, pois a velocidade também depende de fatores como o desempenho do navegador, o provedor de hospedagem web, o plano de hospedagem e a localização física do servidor. Qualquer segundo atraso pode causar um enorme impacto na taxa de conversão de seu aplicativo, portanto, tenha isso em mente.



Esses são apenas alguns dos muitos fatores que contribuem para que aplicativos móveis tenham uma conversão muito melhor em comparação com a mobile web. O desenvolvimento de um aplicativo e a importância dele é cada vez mais claro para as empresas. O mais importante aqui e no próximo passo é trabalhar em todos os detalhes possíveis de seu aplicativo para melhorar seu produto e proporcionar a melhor experiência ao cliente. Isto não só cria melhores taxas de conversão e revenue, mas também faz com que seu aplicativo cresça em termos de usuários de forma orgânica.


A Rocket Lab, buscar ser a empresa líder na América Latina em crescimento de apps, ajudando anunciantes e agências através de estratégias de publicidade em diferentes mídias digitais.


Entre em contato conosco para mais informações!