🇧🇷 "O fenômeno das escadas rolantes quebradas"

Saiba o que é, e como ele pode melhorar seu app e sua estratégia de aquisição


Versión en Español


Você já usou uma escada rolante que estava desligada ou quebrada? É uma sensação super estranha quando você dá os primeiros passos e ela não se move. Quando você sobe um pouco mais de vez em quando você até tem a sensação de que ela pode estar se movendo, mas não está. Uma sensação muito estranha, não?


Se você já se perguntou por que isto acontece, nós temos a resposta.


Toda vez que você sobe em uma escada rolante, seu cérebro espera inconscientemente um certo tipo de movimento, porque você já aprendeu como ela funciona a partir de experiências anteriores que você teve.


Quando você se aproxima e dá seu primeiro passo nela, seu cérebro muda o equilíbrio de seu corpo e pernas para compensar o movimento que está esperando da escada rolante.


Mesmo quando você percebe que a escada rolante está parada, não é suficiente para anular a parte subconsciente de seu cérebro que espera que ela se mova.


Isso também acontece no mundo digital. Vou listar alguns exemplos:


Muitas empresas colocam o preço de seus produtos para terminar com .99 centavos ou .95 centavos. Isso é chamado de preço de charme. A crença é de que o preço do produto pode ter um impacto psicológico nos clientes, mais precisamente na hora da decisão. E normalmente tem.


A explicação mais provável é que a exposição repetida que temos com vendas e preços que terminam em nove, levou a uma associação inconsciente entre esse preço e uma pechincha.


Você pode usar esse fenômeno para explorar novas estratégias de preços para seu produto e serviço, às vezes apenas removendo alguns centavos pode fazer uma grande diferença. Os testes A/B não são apenas para os criativos, A/B tests são muito eficientes também para preços!


Você precisa estar sempre atento com a maneira que o seus clientes se comportam. Os digital marketers precisam adaptar as comunicações para explorar o poder dos hábitos dos consumidores. Como vimos no fenômeno das escadas rolantes quebradas, seu cérebro já tem uma grande bagagem de conhecimento e experiências que aprendeu da sua vivência. Isso cria uma expectativa enorme para as próximas experiências.


Então, se você quiser fazer uma mudança em seu aplicativo. Lembre-se que seu cliente está acostumado a ter certas features em certos lugares, portanto, nunca faça nenhuma mudança drástica sem antes fazer pequenos testes controlados, para ver como se comporta um usuário com essa mudança.


Criar diferentes anúncios para sua campanha é a mesma coisa. Você pode ser criativo, usar diferentes cores, tecnologias, ad copies, etc... Mas algumas melhores práticas precisam ser seguidas, porque esperamos como usuários que elas estejam lá, como uma Call to action claro, um botão visível para que eu possa clicar nele, pouco texto, etc...


Há uma certa expectativa de seus clientes potenciais ou clientes atuais sobre cada interação que você tem com eles. Dê a eles o que eles estão procurando, fornecendo a melhor experiência que você pode criar, entendendo as necessidades e comportamento dos usuários e sempre lembre : Faça A/B teste em tudo.


Entre em contato conosco para mais informações! :)