Taxas de opt-in de usuários no iOS 14: O que sabemos até o momento?



De acordo uma pesquisa feita pela Appsflyer, com quase 550 aplicativos, o ''opt-in'' de usuários é mais alto do que todos esperavam, podendo chegar a 64% dependendo da vertical do aplicativo.


Embora este seja um dado preliminar e possa não refletir as características de diferentes países, esta é uma ótima notícia para os desenvolvedores de aplicativos.


O que isso significa?


Já faz alguns meses que a Apple anunciou seu método opt-in como parte de seu novo sistema operacional mobile, o iOS 14. Isso significa que os usuários precisam consentir e concordar antes que qualquer aplicativo possa usar seu identificador Apple (IDFA).


Esse identificador é utilizado para diferentes fins: atribuição, segmentação de anúncios, otimização de mídia, etc.


Com essa atualização anunciada, toda a indústria mobile não sabia como seria o impacto da adoção do opt-in. Mas já podemos ver alguns números iniciais e os desenvolvedores de app estão entusiasmados.


Como você pode ver no gráfico abaixo, a taxa geral de opt-in é de 39%, bem maior do que toda a indústria esperava.


Já existem algumas melhores práticas que você pode usar para melhorar esse índice e ficar acima da média.


Vamos listar algumas delas para que você possa ter uma melhor porcentagem de opt-in:


1. Teste mensagens que forneçam um contexto antes de mostrar o opt-in da Apple.


Quando você mostra uma mensagem imediata aos usuários antes de mostrar o opt-in da Apple, você tem a chance de esclarecer e fornecer aos usuários um pouco de informação sobre o motivo pelo qual eles estão sendo solicitados a compartilhar seus dados com o aplicativo. Também com a mensagem de solicitação antes que você possa controlar a mensagem, o placement, o design, etc... Isso lhe dá várias ferramentas para melhorar essa taxa de opt-in.


2. Explique o valor do opt-in

Os usuários normalmente não gostam de compartilhar seus dados, a menos que recebam algum benefício. Mostre aos usuários por que o opt-in pode trazer valor a eles, explicando como seus dados serão utilizados e como o opt-in melhora sua experiência. Alguns exemplos são:


Urgência + FOMO: Coloque ênfase na importância do usuário aceitar opt-in agora em vez de esperar. "Aceite compartilhar os dados agora para deixar de ver anúncios irrelevantes". "Permita o compartilhamento agora para garantir que você nunca vai ver nenhum anúncio irrelevante" ou mesmo "Permita o rastreamento para que você não veja nenhum anúncio irrelevante mais tarde". Este senso de urgência normalmente ajuda a aumentar a porcentagem de conversões e, neste caso, os opt-ins.


Seja Positivo: Use linguagem positiva para criar sua pergunta de permissão. "Eu quero ver apenas os anúncios mais relevantes para mim". "Me mostre apenas os anúncios mais relevantes para mim".


Personalização: Explique que com o opting in, o usuário se livra de conteúdo irrelevante. "Aceite para se livrar dos anúncios que não são relevantes para você". "Aceite agora por ver apenas os anúncios relevantes para você".


3. Optimize o timing

O tempo é muito importante. Então, antes de implementar o opt-in e a mensagem prévia em qualquer lugar, pense em qual parte de seu aplicativo seria o melhor momento para o usuário ser solicitado a optar pelo opt-in. Há partes no funil do usuário que faz mais sentido colocar o opt-in do iOS 14, após uma compra, um evento importante ou após um longo tempo de uso.


4. Teste A/B

Sempre faça testes A/B para entender a eficácia de suas mensagens e a colocação de opt-in. Teste com poucos usuários antes de lançá-lo em escala maior. Questione-se:


- Certas palavras ou frases levam a taxas de opt-in mais altas ou mais baixas?

-O fato de mostrar uma versão em tela cheia ou em tela pequena do opt-in faz alguma diferença?

- Certas cores ou design levam a uma taxa de opt-in mais alta?


Com testes A/B contínuos e seguindo as melhores práticas mencionadas acima, você pode melhorar sua taxa de opt-in e ter mais controle e compreensão de seus próprios usuários.


Ninguém sabe qual será o impacto do iOS 14 quando estiver totalmente implementado, mas se você quiser saber mais sobre como as taxas de opt-in estão indo até agora e ver a pesquisa e o artigo completo do Appsflyer, você pode entrar aqui.


A Rocket Lab, buscar ser a empresa líder na América Latina em crescimento de apps, ajudando anunciantes e agências através de estratégias de publicidade em diferentes mídias digitais.


Entre em contato conosco para mais informações!